Quem somos

IMG_2683Olá, sou Letícia Amaral. Sou capixaba e advogada de formação, mestre em relações econômicas internacionais pela PUC/SP. Mas sempre fui apaixonada por sair pelo mundo afora, viajar, viver experiências multiculturais, por gastronomia, arte, design, eventos, organização e decoração de casa, festas e mesas. Sou uma pessoa muito criativa, curiosa e sobretudo muito estudiosa. Acredito que aprender é a única forma de acumulação que vale a pena. E se este aprendizado for em viagens, melhor ainda.

Foi junto a minha família, formada por pessoas de diferentes origens e credos, minha mãe artista e excelente cozinheira, minhas avós, avôs, tias-avós, tias e tios, amigos queridos, que comecei a trilhar meus primeiros experimentos gastronômicos e artísticos. Somou-se a estes um pai, gourmand e viajante, que me proporcionou, desde muito cedo, contato com sabores do Oriente. Brinco que já tomava sashimi com gengibre na mamadeira. Mais tarde, um marido de paladar apurado, europeu, e também apaixonado por viagens e fotografia, acrescentou mais doçura e temperos a minha vida.

Sempre pratiquei ballet clássico e esportes, sentindo pessoalmente a importância da alimentação no desempenho diário das pessoas. Acredito que a alimentação saudável é o caminho para o futuro. Podemos até nos deleitar com um doce lindo e finamente confeitado. Disto não abro mão e adoro preparar. Faz parte do viver no mundo da arte da gastronomia, do saber bem receber, e de se presentear com coisas deliciosas e charmosas, verdadeiras joias gourmets. Mas o que nos sustenta no dia-a-dia, o que nos faz enfrentar esta grande jornada com saúde e paz são alimentos frescos, cheios de nutrientes, texturas e cores de verdade. Estes são nossos verdadeiros remédios.

Depois de 20 anos trabalhando no mercado financeiro, tive a oportunidade de abraçar minha grande paixão como um negócio. Mas não sem antes estudar Gastronomia em São Paulo, cidade para qual me mudei em 1993 e na qual me radiquei definitivamente em 2000, para poder aprender técnicas que me permitissem consolidar de forma profissional as tradições gastronômicas das várias partes do mundo com as quais tive contato. Neste período, também voltei à França, onde sempre busco inspirações, e a Alemanha, desta vez na Saxônia e Baixa Saxônia, viajei pela Amazônia, dentro do Rio Negro, e tive a grande oportunidade de visitar o Pará. Fiz diversos cursos, trabalhei, comandei eventos, coletei várias receitas e informações. E com muito prazer e cheia de esperança, vi pela primeira vez, o movimento de mobilidade urbana se instalar em São Paulo, com a criações das primeiras ciclofaixas ou ciclovias.

O Vélo Vert nasceu como um blog em 2012. Um espaço virtual para um bate-papo e troca de experiências. Logo se tornou em 2013 um bistrô e bike delivery de comida saudável na Rua Pais de Araújo, 121, no coração do Itaim Bibi, São Paulo. Atendíamos o público de escritórios e residentes do entorno da Avenida Faria Lima. Lá, com muito suor e trabalho, pude aprofundar ainda mais meus estudos e minhas experiências, conquistar clientes e amigos. Em minhas criações para o Café Vélo Vert estavam sempre presentes alimentos naturais ou orgânicos, a busca pela vida mais simples e balanceada, mas tudo isto aliado ao sabor, sofisticação e criatividade.

O negócio foi crescendo e seguindo outros rumos. Então após 3 anos, decidimos abrir mão do nosso pequeno espaço físico, para voltar as nossas origens no mundo virtual, ao blog, e focar nossos os serviços para a organização de eventos de pequeno e médio porte, elaboração de cardápios e pesquisas, e a criação de produtos gourmet. Levando para sua casa, seu negócio ou evento, o mesmo conceito de vida saudável e alimentação balanceada que sempre direcionou nosso trabalho no bistrô.

Neste espaço, que chamamos a partir de agora de Atelier Vélo Vert, não estarão disponíveis somente os produtos e serviços que ofertamos, mas queremos retomar um canal de comunicação do meu antigo blog, com meus clientes e amigos, trazendo dicas, artes, fotografias, sonhos, viagens, pequenos cursos e muitas notícias dos nossos eventos.

Venha, pedale junto comigo e vamos juntos ver como a vida é cheia de possibilidades. Espero que gostem e voltem sempre!
Beijos,