Festas #7 Salada da Fartura, lentilhas e nozes

IMG_4510

E, finalmente, estamos quase encerrando a nossa temporada de festas de fim de ano. E salada que eu estou propondo como um dos pratos da mesa do seu Réveillon é de lentilhas. É claro! Lentilhas não podem faltar no Réveillon. Reza a tradição que uma colher de lentilhas na mesa da passagem para o ano novo traz fartura o ano todo. Mas tradições a parte,  as lentilhas não deveriam faltar na sua mesa durante o ano inteiro. Isto porque suas qualidades nutricionais vão te ajudar muito a enfrentar o dia-a-dia.

Associada a riqueza e a fartura, muitas fontes indicam diversas origem desta tradição. Uns, dizem ter sido trazida ao Brasil pela imigração italiana. Indicam que a forma do grão de lentilha, assemelhada a uma moeda, poderia ter sido a inspiração para esta crença. Outras já apontam uma passagem da Bíblia, no livro do Gênesis 25, a disputa entre Esaú e Jacó pelos direitos de primogenito, para demonstrar como este alimento já tinha um significado profundo para os judeus. Nela Esaú voltando do campo faminto troca seu lugar de primogenito com Jacó, seu irmão gêmeo, por um punhado de lentilhas vermelhas cozidas por este último. E diz Esaú a Jacó: “Estou quase morrendo… Que me importa o direito de primogenitura?” Ou seja, a benção da vida trazida pelas lentilhas pesava mais do que qualquer direito, qualquer herança ou status, por mais valiosos que fossem.

IMG_4508

Lenda, verdade ou tradição, uma coisa é fato. Lentilhas não são parte importante da alimentação dos povos indianos, do oriente médio e de todo o Mediterrâneo à toa.  São fonte de proteínas e carboidratos vegetais, com baixo nível de gorduras.  Cheios de cálcio, magnésio, ferro e potássio, estes grãos ajudam no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Suas fibras, ajudam a baixar o índice glicêmico, e trabalham para prevenir a diabetes. Ah, tem ainda o tripofano. Lembram? Este aí contribui para a produção da nossa querida seretonina. Eu amo!  Sou viciada total.

Esta receita é um clássico de garde manger, área da gastronomia que eu escolhi para atuar. E fez parte do meu treinamento básico quando decidi abraçar a gastronomia e abrir o Café Vélo Vert em 2013. Deixo claro aqui que não é uma receita de minha autoria, mas do Culinary Institute of America. E a fonte está citada abaixo logo após o modo de fazer. Só dei uma ajustada na hora de fazer, como sempre faço, para adaptar ao paladar brasileiro. Troco um pouquinho o modo de fazer para ficar mais prático e deixo o molho mais leve. Acho válido buscarmos nossos estudos fundamentais e colocá-los à disposição de todos. Sem contar que a textura e a riqueza de sabores desta salada são surpreendentes. Vale ser testada e usada sempre no Réveillon, no próximo ano, agora e sempre. Leva cenoura (aê o bronze garantido!) e nozes (fonte de Vitamina E).

IMG_4525

Bora preparar. Que venha um ano rico, de muita fartura pra todos! E que possamos compartilhá-la com quem está por perto.

Feliz Ano Novo!

Salada da Fartura, lentilhas e nozes
Rendimento: 10 porções     |     Tempo de preparo: 30 min
INGREDIENTES

Para a salada:

  • 2 xícaras de lentilhas
  • 1 cenoura
  • 2/3 de um talo de salsão
  • 2/3 do talo de alho poró
  • 100 gramas de nozes picada
  • 100 ml de vinaigrette de mostarda
  • sal a gosto

Para o vinaigrette de mostarda (100 ml):

  • 30 ml vinagre de vinho branco, champagne ou maçã (prefira os acondicionados em vidros)
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • 90 ml azeite de oliva extravirgem
  • sal a gosto
MODO DE PREPARO
  1. Cozinhe as lentilhas em 4 xícaras de água (proporção: 2 xícaras de água para cada xícara de lentilhas) com sal a gosto até ficarem al dente. Retire do fogo, reserve e deixe esfriar.
  2. Corte a cenoura em brunoise pequeno (cubinhos de aprox. 3 mm).
  3. Pique o salsão e o alho poró também em brunoise pequenos (mesmo tamanho).
  4. Triture as nozes também do mesmo tamanho ou menor.
  5. Prepare o molho misturando os ingredientes até obter um balsamo e reserve.
  6. Numa frigideira, saltei o salsão e o alho poró por 2 minutos no máximo. Junte a cenoura e saltei por mais 2 minutos com um pouco de sal. Cuidado porque já colocamos sal na lentilha. Retire do fogo, reserve e deixe esfriar.
  7. Na hora de servir, ou até 1 hora antes, mistura a lentilha, as nozes picadas, aos demais ingredientes e regue com o molho. Consumir no mesmo dia.

*Receita inspiração: Garde Manger, the Art and Craft of the Cold Kitchen, The Culinary Institute of America, 4th edition, p. 131.


Receita de Leticia Amaral
Visite ateliervelovert.com.br para mais receitas

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Comentários

comentários