Festas #8 Verrine de Abacaxi com Beijinho de Coco

E, finalmente, chegou a sobremesa do Réveillon. Eu sonhei o ano inteiro em fazê-la. Depois do limão siciliano com amêndoas, abacaxi com coco é minha preferência para o verão. E é bem no verão em dezembro e janeiro que a produção de abacaxis atinge o seu ápice, com frutas extremamente saborosas e refrescantes.

IMG_5004

Alguns vão dizer que esta sobremesa é batida. Outros que é cafona. Cafonérrima. Eu digo que é vintage e pronto. Vou fazer. Desculpa, viu, goji berry, cranberry, blueberry, morango e chocolate, raw macadamia cocoa?! Mas o abacaxi com coco e cerejas ao marrasquino é a minha escolha para o Réveillon. Demorei cerca de 30 minutos para produzi-la. E o resultado ficou uma delícia. As minhas visitas amaram. Então, resolvi compartilhar com os clientes e seguidores. Mais uma belezura para o meu cardápio virtual e real.

Esta é uma daquelas receitas que a gente busca na memória afetiva. Eu pelo menos me vi bem pequena na cozinha de casa na Urca. Minha mãe preparava uma sobremesa que levava os mesmos ingredientes para uma festa de Réveillon em Copacabana. Cena vintage. KKKK. Eu era tão pequena que destas lembranças só me veem uns vultos, o cheiro e o sabor. E a aparência final de uma torta ou pavê. Marravilhosooo! E minha irmã mais nova sentada num carrinho de bebê, se divertia com uma laranja. E eu não achando graça nenhuma na laranja, queria o coco, o abacaxi e as cerejas ao marrasquino. Cores e sabores, eram como explosões de fogos na minha memória.

Viram? Muitas memórias. E acho que quando temos boas memórias é muito bom resgatá-las. E, sem vergonha alguma, dividir a delícia com todos. E vintage é a cara da festa de Réveillon. O nome já é vintage, porque não a sobremesa.

IMG_5015

IMG_5010

Vamos lá executar a sobremesa juntinhos. Ainda dá pra você fazer até a noite de Réveillon.

Um ano maravilhoso para todos! Muita luz, muita paz.

Verrine de Abacaxi com Beijinho de Coco
Rendimento: 10 porções     |     Tempo de preparo: 20 minutos
INGREDIENTES

Para a verrine:

1 caixa de biscoitos champagne com açúcar fino

1/2 de leite de coco

60 ml de rum

1 abacaxi grande picado em cubos pequenos

1 xícara de água

1 xícara de açúcar

12 cerejas ao marrasquino com cabos

Para o beijinho de coco:

1 lata de leite condensado

4 colheres de coco ralado fino

Para o creme fresco:

500 ml de creme de leite fresco

1/2 xícara de açúcar

MODO DE PREPARO

1. Descasque e pique o abacaxi em cubos pequenos. Numa panela coloque a água, o açúcar, 40 ml de rum e deixe alcançar fervura em fogo brando e depois reduzir por cerca de 10 min. Retire do fogo, coloque em uma bowl de vidro dentro de outra bowl cheia de gelo. Faça um resfriamento forçado por cerca de 10 min.

2. Enquanto isto, numa panela pequena misture o leite condensado, o coco ralado e o creme de leite, e mexa constantemente em fogo médio até soltar das laterais, mas ainda com consistência de brigadeiro de colher. Retire do fogo, passe o beijinho para uma bowl untada com uma camada fina de manteiga e também faça um resfriamento forçado por cerca de 1o min, mantendo esta bowl dentro de uma outra cheia de gelo.

3. Pique o biscoito em pequenos quadrados num tamanho suficiente para preencher o fundo da taça ou copo que você for usar. Misture ao leite de coco 20 ml de rum. Molhe os pedaços de biscoito neste líquido e vá preenchendo o fundo da taça ou copo.

4. Numa batedeira com o acessório fouet, bata o creme de leite com açúcar até obter a textura de um chantilly.

5. Monte as taças com o biscoito no fundo, uma camada de abacaxi, uma camada de beijinho, outra de abacaxi e o creme fresco por cima. No topo, aah! Enfeite com a cereja ao marrasquino. Difícil não ter boas lembranças.


Receita de Leticia Amaral
Visite ateliervelovert.com.br para mais receitas

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Comentários

comentários