Festas #3 Homus Viva La Vida

IMG_0298

Hoje eu vou propor uma receita de entradinha diferente para sua festa e, só pela originalidade, glamurosa. Fiz um homus de abacate, que ficou simplesmente o que há. Não é o homus tradicional, e também não é a famosinha guacamole. É um mix de culturas trend-chic que vai fazer o maior sucesso junto aos seus convidados. O resultado é surpreendente. E é a prova de que simplicidade, sabor, comida saudável e festa combinam, si señor. E daí eu batizei a receita de Homus Viva La Vida, pelo toque árabe-mexicano e todos os benefícios anticancerígenos do abacate.

Se tem um prato ou um alimento que eu tenho sempre na minha geladeira pronto para um lanche, receber uma visita ou mesmo para meu café da manhã é um homus tahini. Eu confesso o meu vício. E, com certeza, isto se deve ao fato de que o homus é um prato que tem por base o grão de bico, ingrediente riquíssimo em fibras, que garantem a sensação de saciedade. O grão de bico é considerado ainda um dos 10 alimentos da alegria. Sua grande concentração de tripofano ajuda o organismo na produção de seretonina – entendeu porque eu vicie? O grão de bico também é rico em fibras, proteínas vegetais e antioxidantes, o que compensa o seu alto índice calórico (121 Kcal/100 gr). Não é de se espantar que seja tão utilizado na culinária indiana e do oriente médio. Mas, como tudo na vida, o excesso no consumo pode atrapalhar o organismo.

E foi assim, que depois de um toque que eu recebi de uma amiga especialista em alimentação ayuvérdica, parei para estudar sobre os excessos do consumo de grão de bico. E descobri que o ácido fítico presente em grande quantidade neste ingrediente atrapalha a absorção do cálcio que fica livre no sistema urinário, podendo contribuir para a formação dos cálculos renais ou vulgarmente falando “pedras nos rins”.

A idéia, então, seguindo o outubro rosa e o novembro azul, foi fazer o “dezembro brilhante”, trazendo para esta receita tradicional de família o abacate. Ele é mais calórico que o grão de bico, com certeza (175 Kcal/100gr), mas é riquíssimo em vitaminas (A,B, C, K e E), cálcio e ferro. Estudos mostram que os seus antioxidantes inibem o crescimento do câncer de próstata e protegem contra o câncer de mama, sendo uma ótima fonte de beta-sítosterol, que ajuda na redução do colesterol.

IMG_4674IMG_4671_2IMG_4670

O resultado me surpreendeu. E eu ainda pude finalizar a receita com uns Top Nachos de Lemon Pepper FAROFA.LA. Eles foram um dos nossos primeiros parceiros no empório que tínhamos no Café Vélo Vert. E, agora, temos o prazer de usar suas produções super saudáveis nas nossas novas produções aqui no Atelier. Tudo isto porque temos algo em comum e acreditamos que o bom alimento faz bem pro corpo, pra alma e para as nossas relações. Nos dizeres deles “ele [o bom alimento] pode até mesmo transformar nossa visão de mundo.”

Que assim seja. Que venha um 2016 transformador. E Viva La Vida!

Homus Viva La Vida
Rendimento: Serve 8 pessoas     |     Tempo de preparo: 15 minutos
INGREDIENTES
  • 1 abacate grande ou 2 avocados pequenos
  • suco de um limão tahiti
  • 3 colheres de tahini
  • 1 dente de alho bem triturado
  • 1 ou mais tomates
  • sal a gosto
  • 1 ou mais pacotes de Top Nachos Lemon Pepper FAROFA.LA
MODO DE PREPARO
  1. Parta e retire o caroço central do  abacate com a ajuda de uma faca. Retire a polpa da casca com uma colher de sopa.
  2. Coloque o abacate e os demais ingredientes, exceto o tomate e os nachos, numa bowl e faça uma pasta homogênea com a ajuda de um mixer ou bata tudo num processador de alimentos.
  3. Retire as sementes do tomate em pique em brunoise bem pequeno (cubinhos de aproximadamente 3mm). Reserve.
  4. Você poderá servir a pasta em pequenos ramekins como eu proponho, em copinhos ou mesmo numa única bowl, tudo depende da sua festa e da sua mesa.
  5. Salpique o tomate por cima da pasta na hora de servir. Você pode deixar uma porção a parte para os convidados misturarem na pasta, se desejarem.
  6. Disponha alguns nachos sobre a pastinha servida e deixe outros à disposição dos convidados em uma bowl ou outros ramekins.
  7. Aproveite sem moderação!

Receita de Leticia Amaral
Visite ateliervelovert.com.br para mais receitas

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Comentários

comentários