Festas #2: Tabule Fitness

IMG_4287

Sim. Eu me arrisco a propor uma receita fitness para ceia de Natal, Réveillon ou qualquer outra comemoração de fim de ano. E acho que faz o maior sucesso. Primeiro, porque tem sempre aquela prima natureba, malhadora e que está hiper preocupada em não sair da dieta. Segundo, porque nossa filiosofia é a de que comida saudável deve fazer parte das festas. É tudo uma questão de sabor, cuidado e apresentação. Terceiro, porque sua refrescância combina super bem com a nossa receitinha anterior, o quibe cestinha com creme de hortelã.

Esta é uma daquelas receitinhas antigas repaginadas, com substituição do trigo para quibe, ou triguilho, que contém glúten, pelo super alimento quinoa. A quinoa é um cereal que tem alto índice calórico (336 Kcal/100gr). No entanto, o fato de ter também um alto índice de aminoácidos, proteínas, cálcio, zinco, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6, e de não conter glúten já compensa. Seus benefícios entre outros são atuar no combate ao colesterol, hipertensão, osteoporose e ser uma fonte muito boa de carboidratos para aqueles que tem intolerância ao glúten ou mesmo a doença celíaca. Diante de todos estes benefícios porque não incluir esta receita no cardápio da sua festa?

IMG_4307
Bandeja Studio KURHI

Primeira providência, separe tacinhas bem bonitas e garfinhos de sobremesa. As minhas de cristal jateado eram usadas para servir mousses, sorvetes e salada de frutas. Mas vou dar um outro uso a elas. Repaginando a receita, acho que cabe repaginar o serviço também. Se você não tem taças assim, não se preocupe. Um copo de Martini e até uma taça de vinho servem. Ou que tal uns copos americanos de boteco bem vintage? O legal é servir esta receita em um novo utensílio, brincando com o inusitado.

O bom também é que você limita a porção, e assim a quantidade de calorias e a ingestão de carboidratos por convidados. Ou seja, as pessoas não ficam empanturradas com as porçõezinhas. Afinal, estamos propondo várias entradas. E vai ter uma ceia no final, sem falar na bebida. A boa técnica e etiqueta mandam: Quanto maior o número de entradas, menores as porções para não deixar os convidados se sentindo mal durante a festa, nem no dia seguinte.

IMG_4312

E vamos lá fazer a entradinha #2 cheia de cores e sabores que combinam com as festividades de fim de ano. Arregassem as mangas e aproveitem! Antes, durante e depois.

 

Tabule Fitness
Rendimento: 15 porções     |     Tempo de preparo: 40 min
INGREDIENTES
  • 2 xícaras de quinoa em grãos IMG_4311
  • 1 pepino pequeno
  • 1 tomate
  • 1/2 cebola
  • 1 maço de salsinha
  • 1 maço de hortelã
  • suco de 1 limão tahiti
  • azeite de oliva
  • 1/2 colher de café de sumagre
  • 1 colher de café de zaatar
  • 1 colher de chá de melaço de romã
  • sal a gosto
MODO DE PREPARO
  1. Lave o tomate, o pepino, a salsa e a hortelã. Dê preferência a ingredientes orgânicos ou então lave bem as folhas e as cascas destes ingredientes em água corrente e deixe imersos em cloro (1 colher de sopa de cloro para cada 10 litros) ou água com vinagre de maçã por 20 min.
  2. Lave bem a quinoa em água corrente numa peneira fina até a água sair translúcida. Este procedimento precozimento irá retirar o amargor dos grãos da quinoa. Coloque para cozinhar com o dobro da quantidade de água por 20 minutos ou até os grãos estarem macios. Se preciso for, acrescente mais água fervente no meio do cozimento.
  3. Após cozidos os grãos, escorra, reserve e deixe esfriar.
  4. Pique a cebola, o pepino e o tomate com as cascas sem as sementes em cubos bem pequenos e uniformes (de 5mm, no máximo).
  5. Prepare o molho: dissolva o sal e o sumagre no suco do limão, acrescente o azeite na proporção três vezes a quantidade que houver de suco, sempre mexendo para que se obtenha uma emulsão. Por fim, acrescente o zaatar.
  6. Em uma bowl misture a quinoa aos outros ingredientes e acrescente o molho bem próximo da hora de servir. Mantenha a salada refrigerada até a hora de servir.
  7. Sirva de 2 a 3 colheres de sopa bem cheias por taça, copo ou mini bowl.

Receita de Leticia Amaral
Visite ateliervelovert.com.br para mais receitas

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Comentários

comentários