Bolo de Laranja sem Lactose

IMG_3326

Quando chega a tarde, eu sinto muita saudade da minha “Capetinga”, parafraseando aquele personagem humorístico. Acho que todo mundo tem uma “Capetinga” com um bolo ou um doce bom, com um café, um espresso, um capuccino ou chá. O cheiro zZZZzzz o calor e o conforto para a alma ;). E nessa “Capetinga”, que é quase uma “Never Land”, tem sempre uma avó que faz de tudo para te agradar.

Desejo que muitos tenham tido uma “Never Land Capetinga” assim. Se não tiveram, que tal treinar para ser uma avó ou avô deste naipe no futuro. Vale ser avô assim também. E se você acha que está muito longe ainda ou que não deve rolar,  faça o bolo no final de semana para o seu amor, para os amigos, para surpreender a mãe, a sogra, o afilhado. Não há nada de mal nisso. Quem julga estas coisas piegas, que pena. A vida é feita de bons pequenos momentos e sentimentos de conforto. E o melhor destes sentimentos é poder compartilhá-los.

IMG_3327

Falando em compartilhar, eu que ando muito mão aberta, decidi entregar a receita do meu bolo favorito de infância. Receita lá da minha “Capetingà”, pinçada do livro de receitas da minha avó, para você, para o mundo e para todos aqueles que acham que só sabem fazer pipoca. Pode deixar de lado a idéia de que bolo é coisa díficil, complicada, cheia de ingredientes, coisa exclusiva dos experts. Desmitifiquemos ou melhor “desgurmetizemos”.  Qualquer um pode fazer um bolo num forno pequeno e com uma batedeira daquelas de mão e sem suporte mesmo. Só é necessário uma boa receita, um certo planejamento e uma organização mínima.

Estava faltando uma receita de bolo neste blog para inaugurar a categoria Bolos e Tortas. Estava sobrando vontade de ser simples e de ter uma receitinha de conforto. Porém, um pouco mais light. Vocês vão notar que nesta receita não vai leite, nem muita gordura, só ovos. E que eu proponho como alternativa a substituição do açúcar, para quem precisar, pela sucralose. A receita parece estranha. Quem faz bolo Chifon, vai notar que tem uma diferença sútil na ordem do ovo. Mas, este bolo não é Chifon, apesar da consitência. E dá certo sim, gente. Desafio vocês. Façam o bolo e me contem como ficou. É quase um pão de ló. Mandem as fotos. Quem sabe eu publico as façanhas de vocês. Ah, comentem. Gostou? Não gostou? Dúvidas? Eu tenho o maior prazer em responder.

IMG_3323

 

Aproveitem o feriado.

Bolo de Laranja sem Lactose
Rendimento: 1 bolo médio     |     Tempo de preparo: 45 minutos
INGREDIENTES
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar ou 1 xícara de sucralose para culinária
  • 2 xícaras de suco de laranja pera ou bahia
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó instantâneo
MODO DE PREPARO
  1. Bata as gemas com o açúcar ou a sucralose.
  2.  Adicione as claras já em neve e bata delicadamente por 2 minutos ou até incorporar as claras a gema e o açúcar.
  3. Junte uma xícara de suco da laranja, e bata por mais dois minutos delicadamente. Reserve a outra xícara de suco para a calda.
  4. Acrescente a farinha e o fermento em pó.
  5. Unte uma forma de 20 cm de diâmetro com furo. Despeje a massa.
  6. Asse em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 2o minutos.
  7. Desenforme ainda morno e, se desejar, regue com a outra xícara de suco de laranja adoçada com açúcar, com açúcar de confeiteiro ou uma géleia diet de laranja.

Receita de Leticia Amaral
Visite ateliervelovert.com.br para mais receitas

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Comentários

comentários