Mais glamour: a sobremesa, sem Glúten e sem lactose.

Para você que aguentou firme aí um tempão até que eu revelasse a sobremesa, sem glúten e sem lactose, daquele jantar dito “da inclusão”. Se segure, porque finalmente o seu dia… chegou!!!

IMG_7526

Esta minha torta curinga, serve para um café da manhã, para um chá da tarde, sobremesa de almoço ou jantar. E até para dar de presente para aquela pessoa querida, que sofre sem poder comer glúten e lactose. Mas que também não passará totalmente desapercebida pelos gulosos e gourmets de platão. Pois fica deliciosa demais. Não é daquele tipo torta-natureba-sabor-borracha. Tem muita textura e sabor, porque só leva ingredientes naturais. Nada de espessantes e melhoradores de bolo, daqueles que temos a tentação de usar, quando não podemos contar com o poder estruturador do glúten e a natureza emoliente e estabilizadora do leite em nossa confeitaria. Só ingredientes naturais. Minha vontade, do fundo do meu ser, fazer uma versão vegana, mas ainda não transcendi a este ponto.FullSizeRender (5)

A receita original, na qual me inspirei, é muito, muito antiga, daquelas que ficaram por muito tempo trancafiadas num livro de confeitaria que veio de outros séculos. Daquelas de caderno de bisavó, nas quais me arrisco quase a danar tudo, trocando os ingredientes. E, num arroubo de ousadia, refaço de uma forma mais atual. Na origem é uma torta de chocolate italiana, de Capri, com manteiga, trigo, ovos, chocolate ao leite, amêndoas trituradas etc e tudo do mais tradicional. Mas na minha cozinha, agradando a gregos e troianos, ganha uma versão digamos assim “fitness”, repaginada e tropicalizada. E nem por isso, perdeu aquela crocancia externa e deixou de ficar molhadinha por dentro. Hummmm…

E no seu jantar você pode também poderá ousar incrementar esta torta com uma calda quente de damascos ou frutas vermelhas ou um sorbet de frutas vermelhas. Aproveite e combine os tons dos acompanhamentos com a louça ou a cor dos guardanapos. Ou arrisque uma ganache de chocolate sem glúten e sem lactose. Pode harmonizar com um vinho do Porto ou uma champagne. Ih, pronto! Já arrumei motivos e trabalho de monte para os meus próximos posts.

E vamos lá para a receita, antes que eu invente mais moda.

Aproveitem! A vida saudável também pode ter sabor.

Torta de Chocolate sem Glúten e sem Lactose
Rendimento: Serve 10 fatias grandes     |     Tempo de preparo: 50 minutos
INGREDIENTES
  • 300 gramas de farinha de amêndoas fina
  • 250 gramas de chocolate amargo sem lactose
  • 200 ml de óleo de girassol ou de coco
  • 5 ovos
  • 200 gramas de açúcar (pode ser mascavo)
MODO DE PREPARO
  1. Pique e derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (mexendo de 60 em 60 segundos para não queimar). Deixe esfriar mexendo sem parar para que não fique nenhuma parte sólida.
  2. Separe gemas e claras.
  3. Na batedeira com o acessório pá, bata as gemas com o açúcar até obter um creme espesso.
  4. Acrescente o óleo e bata mais incorporando-o ao creme.
  5. Acrescente o chocolate derretido.
  6. Adicione a farinha de amêndoas e bata até obter uma mistura homogênea.
  7. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente a massa com a ajuda de uma espátula.
  8. Forre uma forma redonda de 25 cm de diâmetro com papel manteiga, despeje a massa e asse em forno preaquecido a 180˚C por 40 minutos ou até que tenha se formado uma crosta firme e dourada.

Receita de Leticia Amaral
Visite ateliervelovert.com.br para mais receitas

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Comentários

comentários